Mazda é processada por propaganda enganosa

Fabricante enfrenta ação judicial por adesivos enganosos no modelo Mazda3 2025 no estado de Illinois nos Estados Unidos

Mazda3 2025
Um adesivo com a descrição incorreta dos recursos de áudio motivou ação judicial contra a montadora (Foto: Mazda | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 18/07/2025 às 10h00

Nos Estados Unidos, quando se compra um carro novo você pode encontrar adesivos nas janelas de todos os carros novos, que detalham aspectos como o preço, a economia de combustível e os itens de série do modelo. Este selo parecido com o do Inmetro que temos aqui gerou um processo judicial a japonesa Mazda, acusada de propaganda engasona.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Mazda3 2025 (1)

A montadora enfrenta uma ação coletiva no estado de Illinois, após denúncias de que alguns desses adesivos continham informações falsas sobre os sistemas de áudio em determinados modelos do Mazda3 2025.

O processo judicial alega que seis versões básicas do modelo, incluindo as versões: 2.5 S Sedan, 2.5 S Hatchback, 2.5 S Select Sport Sedan, 2.5 S Select Sport Hatchback, 2.5 S Preferred Sedan e 2.5 S Preferred Hatchback, foram anunciadas como equipadas com um sistema de som com oito alto-falantes e rádio HD, quando, na realidade, possuem apenas seis alto-falantes e rádio convencional, sem suporte para HD.

Mazda3 2025 (2)

O caso ganhou força após o comprador Kyle Johanson relatar ter descoberto a ausência desses itens em seu veículo recém-adquirido. Segundo ele, o adesivo na janela de seu Mazda3 prometia um sistema superior, ao verificar o carro, percebeu a falta de dois alto-falantes traseiros e nenhuma funcionalidade HD disponível.

E-mails trocados entre Johanson e representantes da Mazda mostram que um gerente distrital de vendas reconheceu o erro, atribuindo o problema a um “erro de digitação na etiqueta da janela”.

Mazda3 2025 (3)

A ação argumenta que os consumidores “sofreram danos concretos ao pagar mais do que os veículos realmente valiam, ou sequer teriam comprado ou alugado os modelos se soubessem da ausência dos recursos prometidos”. Os autores do processo também afirmam que, ao invés de corrigir o erro, a montadora tentou encobrir o problema.

A ação coletiva busca incluir todos os proprietários afetados e solicita indenizações compensatórias, danos estatutários, danos punitivos, além da restituição das receitas e lucros que a Mazda teria obtido por meio do uso dos adesivos enganosos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário